Como melhorar meu LinkedIn?

Como melhorar o meu LinkedIn?

Como melhorar o meu LinkedIn?

Se você se interessa em como melhorar o seu LinkedIn, é porque despertou para o poder dessa importante ferramenta! Parabéns!  Saiba que não está sozinho. O brasileiro é o terceiro país do mundo com mais usuários de LinkedIn, tendo à sua frente apenas Estados Unidos e Índia. Ainda assim, levantamentos indicam que menos de 5% da população do país está online por lá, enquanto quase a totalidade dos internautas passa horas navegando por outras redes sociais.

De fato, vemos alguns representantes comerciais nestas outras redes, mas não os encontramos no LinkedIn. Acreditamos que isso aconteça porque, no Brasil, muitas áreas comerciais nem imaginam o poder do LinkedIn, tanto para novas parcerias, quanto para um relacionamento saudável e profissional com clientes de qualquer porte. Dados recentes do próprio LinkedIn mostram, como melhorar o seu LinkedIn, com as ferramentas da rede, inclusive as criadas recentemente, líderes em Social Selling aumentam suas oportunidades em 45%, com probabilidade 51% maior de atingir suas metas e cotas; além de serem quase 80% mais produtivos. Por isso o papel crucial da rede na estratégia de Social Selling.

 

Apesar de já ter anos de existência, o LinkedIn continua sendo uma plataforma com espaço para crescimento; capaz de relacionar universos acadêmicos e empresariais; muito utilizada para recrutamentos e – surpreenda-se! – capaz de contribuir com o desenvolvimento de negócios e parcerias por ser também uma base de dados: existe uma área dentro desta rede social só com informações sobre as atividades dos perfis. Mas se a sua dúvida continua e você ainda não sabe como melhorar o seu LinkedIn, entenda que, estes dados ficam armazenados e estão prontos para serem explorados por você para otimizar sua prospecção.

O que muda no marketing

O que muda no marketing: Onde estamos indica para Onde vamos!

Ao lançar um olhar curioso sobre o futuro precisamos avaliar o que nos trouxe até o momento presente e seguirá rompendo barreiras, uma após a outra. O que muda no marketing afinal?  A visão pede amplitude para enxergar além das quatro paredes do próprio negócio. Só assim podemos entender o contexto em que as tendências se movem.

Como em todo processo que envolve as marcas, não é possível observar apenas um, entre tantos recursos disponíveis para fortalecer a imagem, vender produtos e serviços, engajar consumidores e conquistar novos espaços no mercado. Se você trabalha com isso e ainda não vê o que muda no marketing, certamente seu trabalho tem a ver com tudo isso e mais um pouco. Aliás em um mundo de consumidores fluidos quem ainda pensa que tem uma atividade estanque sem saber o que acontece na outra? 

Por isso, ao buscar as tendências em marketing e comunicação, na verdade estamos falando de tendências de consumo, de vendas, de mídia digital, enfim, de tudo que envolve as marcas e a imagem que elas pretendem transmitir por meio das ações de suas ações e o que muda no marketing.

 

“ Todas as revoluções anteriores mudaram nossa forma de fazer as coisas, nos tornaram mais produtivos. Mas a quarta revolução industrial nos modifica, até certo ponto, muda nosso comportamento, muda nosso comportamento como consumidores, como nos comunicamos, como produzimos.”

Klaus Schwab, fundador do Fórum Econômico Mundial,
em entrevista para o programa Milênio, da Globonews. 

Continue reading “O que muda no Marketing: Onde Estamos indica para Onde Vamos.”

O marketing B2B está impactando sua equipe de vendas

Embora tenham sido feitos um para o outro, vendedores e profissionais de marketing tendem a pensar em si mesmos como se fossem separados, com diferentes objetivos, táticas e funções dentro de uma empresa. No entanto, com um comprador B2B mais moderno, que trilha uma nova jornada de compras, muitos profissionais de vendas e marketing estão sendo levados a repensar sobre essa separação.

 

É claro que os esforços de marketing de hoje têm vários efeitos sobre equipes de vendas, talvez mais do que em qualquer outra fase vivida pelo mundo B2B. Embora alguns desses impactos sejam menos desejáveis, muitos deles são positivos. Mas eles podem ser fortemente potencializados se as equipes trabalham em conjunto.

 

Podemos chegar aos compradores mais cedo

 

Já falamos várias vezes que o comprador moderno de B2B não passa mais por um processo de vendas. Em vez disso, ele trilha uma jornada que começa com a identificação de um possível problema ou necessidade em seus negócios. Com o tempo, o comprador em potencial reúne mais informações e entende melhor de quem ele pode comprar. O que ele está buscando é um vendedor que possa trazer insights para o seu negócio.

 

Marketing e Vendas juntos nas estratégias de LinkedIn

Uma cena rara: a equipe de vendas B2B alinhada com o marketing. Parecia impossível, impensável, mas os tempos mudaram! Porque hoje, não há dúvidas, os melhores vendedores são alinhados com marketing. E conheço um tanto deles para apresentar para você.

O profissional de vendas B2B moderno – e que, diga-se de passagem, vai sobreviver aos movimentos do mercado nos próximos 5 anos, em que se presume que 80% dos vendedores B2B perderão seus empregos – entende os conceitos de construção de público e geração de autoridade. Reter a atenção do seu público significa chamar sua atenção com conteúdo convincente que fale de suas necessidades no momento, porque temos basicamente 3 segundos para reter esse leitor.

Não esperamos que esse profissional de vendas B2B, antenado e com visão de futuro, no entanto, seja um excelente jornalista ou redator. Nem que entenda tudo de conteúdo, mas a sugestão aqui é que ele colabore com sua equipe de marketing para aproveitar a experiência de criação e gerenciamento de conteúdo, trabalho que eles já realizam para a empresa, através da Company Page no LinkedIn (que é sem dúvidas a plataforma social mais relevante para negócios no B2B) para ajudá-lo a alcançar seus esforços de vendas.

 

Como os líderes de marketing enxergam o futuro da profissão

Quando a mudança é a constante e o normal de hoje vale quase nada amanhã, algumas áreas são afetadas de forma bem mais profunda. Nenhuma dúvida de que estamos falando de marketing, que vem sofrendo contínuas ondas de micro revoluções, quase todas decorrentes da transformação digital.

Como você já sabe, estamos lidando com novas tecnologias, dados e BI, mídia digital, redes sociais, chats e bots, blockchain, omnichannel, inteligência artificial. Mas também e agora obrigatoriamente, estamos falando de Customer Centric e Customer Experience.  Os desafios não são poucos, desde criar estratégias com foco no cliente, até trabalhar a cultura interna para que todos atuem na mesma direção.

Nada mais atual e ao mesmo tempo futurista do que entender o impacto de tudo isso nos hábitos de consumo e de vida, nas expectativas das pessoas e nas relações entre marcas e consumidores. Ao assumir integralmente o comando da sua jornada de compras on e off, os clientes inverteram a antiga lógica do marketing