Como melhorar meu LinkedIn?

Como melhorar o meu LinkedIn?

Como melhorar o meu LinkedIn?

Se você se interessa em como melhorar o seu LinkedIn, é porque despertou para o poder dessa importante ferramenta! Parabéns!  Saiba que não está sozinho. O brasileiro é o terceiro país do mundo com mais usuários de LinkedIn, tendo à sua frente apenas Estados Unidos e Índia. Ainda assim, levantamentos indicam que menos de 5% da população do país está online por lá, enquanto quase a totalidade dos internautas passa horas navegando por outras redes sociais.

De fato, vemos alguns representantes comerciais nestas outras redes, mas não os encontramos no LinkedIn. Acreditamos que isso aconteça porque, no Brasil, muitas áreas comerciais nem imaginam o poder do LinkedIn, tanto para novas parcerias, quanto para um relacionamento saudável e profissional com clientes de qualquer porte. Dados recentes do próprio LinkedIn mostram, como melhorar o seu LinkedIn, com as ferramentas da rede, inclusive as criadas recentemente, líderes em Social Selling aumentam suas oportunidades em 45%, com probabilidade 51% maior de atingir suas metas e cotas; além de serem quase 80% mais produtivos. Por isso o papel crucial da rede na estratégia de Social Selling.

 

Apesar de já ter anos de existência, o LinkedIn continua sendo uma plataforma com espaço para crescimento; capaz de relacionar universos acadêmicos e empresariais; muito utilizada para recrutamentos e – surpreenda-se! – capaz de contribuir com o desenvolvimento de negócios e parcerias por ser também uma base de dados: existe uma área dentro desta rede social só com informações sobre as atividades dos perfis. Mas se a sua dúvida continua e você ainda não sabe como melhorar o seu LinkedIn, entenda que, estes dados ficam armazenados e estão prontos para serem explorados por você para otimizar sua prospecção.

Resistência ao LinkedIn

Por que será que alguns profissionais de vendas não são tão fãs quanto nós do LinkedIn? Apostamos que a resposta está na boa e velha “mudança de hábitos”: talvez as pessoas prefiram manter-se em sua ‘zona de conforto’ ao buscar a solução de como melhorar o seu LinkedIn, onde se sentem seguras e confortáveis, do que experimentar novas possibilidades, ainda que os dados comprovem a eficácia do LinkedIn. Portanto, perdem a oportunidade de atuarem como representantes comerciais de forma prática e inovadora, escolhem não correr riscos e permanecem dentro dos paradigmas já defendidos e conhecidos. Será tão difícil assim sair da zona de conforto, mesmo quando estamos na frente do computador ou com o celular em mãos? Apostamos que não!

No LinkedIn, o foco das conexões é profissional, e é uma rede que dispõe de muitas ferramentas capazes de auxiliar nos mais variados modelos de comunicação corporativa. Nossa recomendação de como melhorar o seu LinkedIn é: experimente! A rede é surpreendente e os resultados obtidos com seu uso também podem ser. Atuar como representante comercial, é claro, requer presença constante onde a maioria está, bem como exige dedicação para novas descobertas e ousadia para correr riscos; então, se você quer saber como melhorar o seu LinkedIn, avalie como pode ser interessante participar de uma rede diferente e com enorme potencial para desenvolver novos negócios. Pense nisso!

LinkedIn: Mas por onde começar?

Para começar a ser reconhecido e entender como melhorar o seu LinkedIn, não apenas dentro da rede social, como também por empresas e outros profissionais dentro e fora do seu meio, a primeira coisa que você precisa fazer é investir em seu perfil. Cada pequeno investimento e cada detalhe (os amplos e os sutis) devem passar credibilidade. Como?

Selecione uma foto de perfil clean e elegante; que seja sua e que mostre o seu rosto.

Se você quer melhorar o seu LinkedIn, não deixe de escolher também uma foto de capa; ela precisa ter relação com o que você faz, quem você é e o que você procura na rede social.

Preencha principalmente as suas informações profissionais, incluindo títulos que transmitam algum tipo de empatia para quem estará conectado com você.

E falando em conexões: pratique-as! Explicaremos como mais adiante.

Agora que você já sabe como melhorar o seu LinkedIn, mantenha o perfil sempre atualizado e com novas publicações de conteúdo relevante, preferencialmente relacionadas ao seu meio de atuação e às suas crenças e aspirações profissionais.


Se possível, personalize a sua URL.

Essa dica é importante e dá um impulso de como melhorar seu LinkedIn. Busque por competências e avaliações: elas aparecem no seu perfil para quem te procura e para quem está conectado com você; podem dizer muito sobre quem você é e sobre o que você busca e pode alcançar.

personalizar a URL no LinkedIn
como personalizar a URL no LinkedIn

Demonstre abertura para encarar as novidades.

Seja você, mas pense muito sobre o seu “eu” profissional. Afinal, quem é este “eu”? Como ele atua e o que ele pretende? Seja discreto, mas deixe pistas em seu perfil. Você estará pronto para sair na frente.

CONEXÃO É TUDO!

Como em qualquer outro âmbito da vida, estar conectado com outras pessoas é muito importante para quem quer fazer sucesso em uma rede social. Principalmente se você quer saber como melhorar o seu LinkedIn.

Algumas perguntas podem ser interessantes no momento de construir suas conexões:

Porque estou no LinkedIn? Quais são meus objetivos?

Com quem eu gostaria de me conectar?

Como posso encontrar essas pessoas? Qual filtro de pesquisa eu posso utilizar?

 

DICA DE OURO:

Dica de ouro de como melhorar o meu LinkedIn:  veja como é fácil encontrar alguém, usando os filtros de pesquisa da conta básica (sem custo):

Exemplo: Diretores de Marketing, em São Paulo, de empresas de Tecnologia, que sejam contato de 2º grau, ou seja, vocês têm um contato em comum e esta pessoa pode apresentá-lo a este diretor.

Passo 1: Clique em pesquisar sem escrever nada e depois em PESSOAS:

PASSO 2: Para facilitar vá direto em TODOS OS FILTROS:

PASSO 3: Na tela seguinte clique faça a seleção de 2º, São Paulo como localidade e o setor de Tecnologia da informação e em CARGO você deve escrever “Diretor de Marketing”.

O campo CARGO aparece mais abaixo.

Viu como é simples?

Agora planeje a sua abordagem antes de entrar em contato com alguém, mesmo que já conheça a pessoa.

UM INÍCIO DE RELACIONAMENTO MINUCIOSAMENTE PLANEJADO

Agora, ao contrário dos outros relacionamentos na vida, o relacionamento dentro do LinkedIn pode e deve ser muito bem planejado. Para saber como melhorar o seu LinkedIn, o planejamento e o cuidado com a abordagem são itens chave e começam quando você faz um convite para uma nova conexão. Apresente-se! E, principalmente para as pessoas que você não conhece:

  • Diga quem você é e o que você faz, inclusive dentro do LinkedIn; abra espaço para uma troca de informações e de experiências passadas e futuras.
  • Envie um convite de conexão personalizado; escrito por você. Explique para essa pessoa por que você quer tê-lo em sua rede.
  • Foi aceito? Agradeça pela nova conexão, mas não faça pedidos. Uma conexão oportunista pode não passar uma boa impressão.
  • Eu preciso ficar em contato constante com as minhas conexões? Não! Mas tente não sumir, tudo bem? 

Com essas dicas acima, você já sabe como melhorar o seu LinkedIn! 

 

COMO MARCAR  PRESENÇA E MELHORAR O SEU LINKEDIN

Mesmo sem uma conta premium, que é a conta paga, você consegue visibilidade dentro do LinkedIn. E os passos de como melhorar o seu LinkedIn não são tão difíceis assim. Qualquer um, pagando ou não, pode ficar mais visível. Como fazer para melhorar o meu LinkedIn? Publicar sempre pensando em contribuir com informações relevantes e ser influenciador; auxiliar no desenvolvimento de reflexões e, quem sabe, na formação de opiniões de pessoas que procuram por conhecimento na mesma área que você. Lembre-se: só replicar conteúdo não está com nada hoje em dia!

 

OS 4 Ps

Já falamos muito sobre os 4 Ps nesse texto e o quanto ele vai ajudar a melhorar o seu LinkedIn. Até sem querer falo sobre eles. Mas, caso você queira anotá-los para nunca mais esquecer e talvez até para te ajudar a definir novas metas no ano que chega, aqui vão:

  • POSICIONAMENTO
  • PROXIMIDADE
  • PRESENÇA
  • PROSPECÇÃO

 

Mas como fazer funcionar e empreender no LinkedIn!

Se ainda não sabe como melhorar o seu LinkedIn, como especialistas, podemos afirmar que o LinkedIn já se espalhou pelo mundo e é hoje a principal rede digital profissional do mundo. O empreendedorismo ganhou outra dimensão depois que empresas e marcas começaram a usar a rede para estabelecer conexões e ela deixou de ser considerada apenas para contratação de profissionais.

Não há como mensurar o volume de transações feitas por meio da plataforma, e se você quer melhorar o seu LinkedIn, mas parcerias, novos negócios, investimentos e contratações estão dentro do escopo, entre inúmeras outras oportunidades.

Portanto, é errado pensar que não faz diferença manter um bom perfil profissional no LinkedIn se o mundo caminha cada vez mais para as tecnologias e contato virtual.

 

Vamos botar a mão na massa:

1- Para início de conversa:

Você não sai por aí se apresentando com apelidos ou usando diminutivos em ambientes executivos, profissionais, dentro de palestras e etc., da mesma maneira que não apresenta sua empresa de forma incompleta. Então, não ache que para saber como melhorar seu LinkedIn basta usar essa abordagem em uma rede profissional tanto em seu perfil quanto para falar da sua marca.

Lembre-se que no LinkedIn você não conversa só com um colega, mas com mais de 500 milhões de usuários que estão buscando parcerias, recolocação, investidores.

Construir um perfil informal ou com fotos e descrições impróprias é a mesma coisa do que entregar um cartão de visitas sujo e amassado.

Portanto, invista em seu perfil e na apresentação de sua marca:

  • Escolha uma foto profissional;
  • Garanta que você conseguirá ser achado com seus dados visíveis;
  • Descreva suas experiências de trabalho;
  • Pontue quais são seus projetos e intenções
  • Indique sua empresa e tipos de trabalhos realizados.

A pessoa que visita seu perfil busca entender quem é você no meio de tantos usuários. Essa é a chave para uma boa primeira impressão.

 

2- No LinkedIn, sua rede diz muito sobre você.

Muitos empreendedores buscam o LinkedIn como uma fonte para construir seu Networking e divulgar sua marca.

E se você quer melhorar o seu LinkedIn  fazer conexões é fundamental, construindo uma rede de qualidade para contatos e compartilhamento de informações. Invista em conexões com pessoas da sua área de atuação ou correlatos. Interesses pessoais também valem, mas tome cuidado para não “dispersar”.

Com essa rede mais afunilada, a visibilidade do seu perfil será maior, além do fluxo de informações relevantes e possíveis contatos. Entenda que, mesmo sendo fácil se conectar à pessoa, uma colcha de retalhos não é o foco da rede social.

 

3- Siga e serás seguido

Há muitos “influenciadores” no LinkedIn. Ou seja, pessoas com muitas conexões e visibilidade que sempre postam artigos interessantes ou com uma visão inovadora.

Um dos passos mais importantes de como melhorar o seu LinkedIn é seguir pessoas influentes na sua área, que publicam dicas, pontos de vistas e experiências agrega valor ao seu feed de notícias e te mantém atualizado, além de ser uma porta para contatos futuros, pode ser uma boa forma de como melhorar o seu LinkedIn.

Não ache que o LinkedIn é apenas para divulgação, aproveite para conhecer coisas novas: tecnologias, eventos, experiências e, assim, gerar novas oportunidades.

 

4- Não seja tímido, interaja!

Se você já sabe como melhorar o seu LinkedIn e optou por usa-la para conseguir parcerias, divulgar sua empresa e “andar para frente” com seus trabalhos e ideias, não adianta ficar isolado no seu cantinho de conforto.

O LinkedIn é movido pela interação, por compartilhamentos, conversas através de grupos e chats.

Divulgue sua marca, seus trabalhos para que as pessoas o conheçam. Além disso, interagir com publicações de outros profissionais cria visibilidade para você e sua empresa.

 

5- Fale com sua rede! Apareça!

Outra forma de como melhorar o seu LinkedIn, é  ter foco na visibilidade é a aba de postagens de artigos que o LinkedIn oferece. Nesse espaço, além de divulgar ideias e projetos da sua empresa, você pode publicar experiências próprias, sugestões, insights e artigos que considera relevante.

 

Agora posso usar o LinkedIn para vender mais?

Você sabe a importância de uma reunião com o cliente, uma conversa por telefone ou mesmo resposta de um e-mail no processo de prospecção. Sua equipe de vendas está direcionada para estratégias de acordo com o público-alvo e persona, assim como os profissionais de marketing pesquisam constantemente a receptividade do mercado para aprimorar campanhas e slogans?

Não é novidade de como melhorar o seu LinkedIn,  o processo de prospecção deve trabalhar com as principais dores do público, na busca por soluções que realmente façam sentido para o comprador. Porém, se você quer saber como melhorar o seu LinkedIn, sabe que muitas empresas ainda se prendem a modelos tradicionais de prospecção, esquecendo que, no mundo conectado, você pode usar cliques e campanhas em redes sociais para alcançar melhores resultados, de maneira muito mais ágil e eficiente.

 

Social Selling: estratégia a partir de dados

A prospecção a partir de redes sociais tem mostrado sua eficácia e ampliado horizontes para os profissionais de vendas e é uma das melhores formas de como melhorar o seu LinkedIn. Afinal, se é possível encurtar a distância para o seu prospect e aproximar-se dele com muito mais informações do que apenas nome e posição profissional, por que não aproveitar essa tendência?

O uso do Social Selling aumenta em 45% as oportunidades de venda.

Vendedores que usam a estratégia são 51% mais propensos a atingir sua meta.

Equipes que fazem Social Selling vendem 78% a mais, em média, que equipes que atuam no método tradicional de vendas. (Fonte: LinkedIn)

Os números só crescem, e não há perspectiva de voltar a ser como era antes, pelo contrário. Assim, empresas que conectam seus funcionários com os usuários de redes sociais estão mais próximas de clientes em potencial, aproveitando para alinhar suas estratégias de venda a partir da necessidade do público.

Com tantos números positivos para mostrar, ainda assim o Social Selling enfrenta muita resistência junto a equipes de vendas. As principais justificativas são “Isso parece ser ótimo, mas não é para mim’, ou então “Os resultados são bons, mas não serve para o meu público”. Tem também o “Nossa empresa não está preparada para atuar desse jeito”. 

Todas as respostas podem ser verdadeiras!

Para mudar a maneira como uma equipe de vendas atua, é preciso antes quebrar paradigmas, e o primeiro deles é: as redes sociais são para todos, e não para um grupo de iniciados.

Reconhecer o potencial do Social Selling e entender como ele pode ser benéfico na obtenção de resultados positivos é o início de uma nova mentalidade em vendas que precisa ser aceita e absorvida pelos profissionais da área comercial.

Como em todo início, é natural que haja insegurança quanto à performance, mas basta que as empresas busquem capacitação e tracem uma estratégia consistente para que os resultados apareçam.

Assim, além de conhecer sua marca e trabalhos pelo perfil, o internauta pode se interessar por suas publicações, gerando maior interação.

O LinkedIn é a rede do networking e empreendedorismo por excelência. Nele é possível aplicar todas as estratégias de conexão profissional para estabelecer novos contatos e aumentar sua área de influência. Trabalhe com a inspiração e use tudo a seu favor.

Social Selling (ou “venda social”) chegou com objetivo de criar e manter a comunicação com o cliente, futuramente gerando vendas, mas passando longe do contato invasivo.

Afinal, ao mesmo tempo em que você está lendo este texto, seu cliente pode estar em outro artigo, procurando posts informativos ou falando com um concorrente (!).

Mas calma lá! Não pense que o uso das redes sociais é desmedido e serve só para divulgação sem controle. O Social Selling é uma estratégia e, como bom plano, segue etapas.

 

Como funciona o Social Selling?

Para entrar nessa linha de conexão e prospectar com o Social Selling, você deve:

  • Oferecer conteúdo de qualidade para engajamento;
  • Conseguir contato com os usuários;
  • Manter boa interação.

Isso tudo usando a mesma linguagem e focando na sua persona.

Assim, se a persona está no LinkedIn e possui o problema x, use o Social Selling no intuito de publicar conteúdo, notícias, posts, experiências que vão além das soluções diretas, que contemplem este problema falando de situações parecidas para mostrar empatia ao leitor.

Tente fazer com que ele interaja com as publicações, compartilhe suas dificuldades e encontre luz em seus posts, artigos e insights, respeitando o limite de contato.

A interação equilibrada torna a conversa mais próxima e interessante, fazendo com que sua marca seja conhecida pelos produtos, informações de qualidade e contato que oferece.

 

Essa comunicação inteligente gera resultados imediatos e futuros, como:

  • Engajamento da persona;
  • Proximidade com as dores do cliente para entender a solução ideal;
  • Leads com maior intensidade e recorrência;
  • Aumento de vendas;
  • Reconhecimento da marca pelo seu público-alvo.

 

Estabeleça a estratégia de prospecção

Além de promover o engajamento por meio de conteúdo de qualidade, você pode prospectar diretamente a sua rede. Antes, no entanto, é preciso que você determine o público-alvo de sua prospecção e integre-o às suas conexões.

O LinkedIn desenvolveu o Sales Navigator, que funciona como os braços direito e esquerdo no processo de prospecção, auxiliando na pesquisa de contatos que vão enriquecer o seu mailing

A partir daí, você pode entrar em contato diretamente com o prospect, sugerindo que conhece suas dores – porque pesquisou a fundo a empresa antes de entrar em contato, e essa é uma das grandes vantagens de prospectar por uma rede social tão rica como o Linkedin – e apresentando as soluções de sua empresa.

 

Os resultados são efetivos

A gente aprendeu a usar o LinkedIn como ferramenta de prospecção, como ferramenta de trabalho e você já sabe como melhorar o seu Linkedin.

Todos os consultores da empresa investem um bom tempo todos os dias utilizando o LinkedIn para convidar pessoas, marcar reuniões, fazer uma série de atividades. E o mais interessante é que conseguimos fazer isso também para o público internacional. ”

O Social Selling chegou revolucionando a prospecção. Uma estratégia eficiente, que não só gera resultados nas vendas, como aprimora relações profissionais, cria networking e aumenta o alcance do negócio.

E agora que você já conseguiu entender como melhorar o seu LinkedIn, modele a melhor estratégia de Social Selling para sua empresa, gere contato e prospecte!

 

A fórmula para vender através do marketing B2B

Quem tem empresa, sabe: vender é um dos principais desafios. Custos altos, profissionais qualificados, ferramentas caras, dificuldades para falar com o decisor, processos demorados. São muitos os obstáculos que a área de vendas enfrenta, e não falamos ainda das pressões internas sobre resultados.

Ferramenta digital para conversão em vendas

O comportamento do consumidor mudou desde a internet, e este é um processo sem volta. Hoje, o comprador conta com mais recursos e acesso à informação para o processo de decisão, e esses dados vêm de fontes confiáveis, como pesquisas e opiniões de outros consumidores. Para entender o potencial, basta dizer que 90% dos decisores pesquisam as redes sociais antes de comprar e 92 % dos que atuam no B2B utilizam o LinkedIn acima de todas as outras plataformas sociais.

 

Participe da rede

Produza e compartilhe conteúdos relevantes para seus prospects. Participe de grupos, interaja também com seus pares, saiba o que está sendo falado.

Com o Sales Navigator, você consegue criar parâmetros para saber em tempo real as atualizações dos contatos que interessam. Aproveite esses momentos para demonstrar interesse e criar engajamento.

 

Respeite o momento certo

Poucas coisas são tão irritantes quanto conexões oportunistas. Crie vínculos reais com seu cliente, converse com ele e mostre que você está disposto a entender o problema dele e ajuda-lo se puder. Você conquista credibilidade quando age assim.

 

Seja relevante

Montar uma estratégia de venda utilizando todo o potencial do Sales Navigator só é eficiente se seu perfil está formatado para as demandas que pretende atender. De nada adianta ter muita experiência em um setor se isso não está claro para sua rede. Compartilhe informações da sua área, participe de discussões relevantes e seja presente!