O marketing B2B está impactando sua equipe de vendas

Embora tenham sido feitos um para o outro, vendedores e profissionais de marketing tendem a pensar em si mesmos como se fossem separados, com diferentes objetivos, táticas e funções dentro de uma empresa. No entanto, com um comprador B2B mais moderno, que trilha uma nova jornada de compras, muitos profissionais de vendas e marketing estão sendo levados a repensar sobre essa separação.

 

É claro que os esforços de marketing de hoje têm vários efeitos sobre equipes de vendas, talvez mais do que em qualquer outra fase vivida pelo mundo B2B. Embora alguns desses impactos sejam menos desejáveis, muitos deles são positivos. Mas eles podem ser fortemente potencializados se as equipes trabalham em conjunto.

 

Podemos chegar aos compradores mais cedo

 

Já falamos várias vezes que o comprador moderno de B2B não passa mais por um processo de vendas. Em vez disso, ele trilha uma jornada que começa com a identificação de um possível problema ou necessidade em seus negócios. Com o tempo, o comprador em potencial reúne mais informações e entende melhor de quem ele pode comprar. O que ele está buscando é um vendedor que possa trazer insights para o seu negócio.

 

Como os líderes de marketing enxergam o futuro da profissão

Quando a mudança é a constante e o normal de hoje vale quase nada amanhã, algumas áreas são afetadas de forma bem mais profunda. Nenhuma dúvida de que estamos falando de marketing, que vem sofrendo contínuas ondas de micro revoluções, quase todas decorrentes da transformação digital.

Como você já sabe, estamos lidando com novas tecnologias, dados e BI, mídia digital, redes sociais, chats e bots, blockchain, omnichannel, inteligência artificial. Mas também e agora obrigatoriamente, estamos falando de Customer Centric e Customer Experience.  Os desafios não são poucos, desde criar estratégias com foco no cliente, até trabalhar a cultura interna para que todos atuem na mesma direção.

Nada mais atual e ao mesmo tempo futurista do que entender o impacto de tudo isso nos hábitos de consumo e de vida, nas expectativas das pessoas e nas relações entre marcas e consumidores. Ao assumir integralmente o comando da sua jornada de compras on e off, os clientes inverteram a antiga lógica do marketing 

 

Social Selling implica em novas rotinas de vendas

Você treinou a sua equipe durante anos e agora tem os melhores especialistas em vendas. Que orgulho desse time! Verdadeiras feras preparadas para atacar o mercado com ofertas poderosas e cumprir cotas com facilidade. Afinal eles sabem tudo sobre os seus produtos ou serviços e estão prontos para demonstrar todos os seus benefícios.

 

Desculpe, mas tenho duas notícias para você. Primeiro a ruim: essa estratégia de vendas não funciona mais, num mundo digital, onde as redes sociais comandam os negócios. Agora a boa: Você pode aproveitar todo o potencial da sua equipe e treinar de novo para o Social Selling. Vai dar trabalho? Vai. Mas compensa e muito.